Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44229

Compartilhe esta página

Título: Sentidos construídos por professores da multissérie acerca do livro didático na materialização dos princípios da educação do campo.
Autor(es): SILVA, Jefferson Geovane da
Palavras-chave: Educação do campo; Livros didáticos; Classes multisseriadas
Data do documento: 10-Dez-2018
Citação: SILVA, Jefferson Geovane da. Sentidos construídos por professores da multissérie acerca do livro didático na materialização dos princípios da educação do campo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: O presente trabalho tem como objeto de pesquisa os sentidos construídos pelo(a) professor(a) acerca do livro didático do contexto campesino, tendo como objetivo geral compreender os sentidos construídos pelo professor da multissérie acerca do livro didático na materialização dos Princípios Pedagógicos da Educação do Campo. O trabalho traz o conceito de sentido a partir de Vygotsky (2008) e Durval (2016), já que nosso objeto centraliza-se nesta categoria teórica. Para compreensão da Educação do Campo enquanto trajetória de luta e resistência, utilizamos as abordagens de Arroyo, Caldart e Molina (2004). Discutimos, ainda acerca dos princípios pedagógicos da Educação do campo apresentados nas Referências para uma política nacional de Educação do Campo (BRASIL, 2004) que ressalta a busca da identidade da escola do campo para fortalecer a Educação do Campo, partindo do sentido contrário ao processo de exclusão social a que foi submetido à população campesina quanto ao acesso à educação. Esses princípios contribuem para caracterizar a educação do campo e orientar projetos de formação do docente do campo, da discussão do currículo e fortalecer a identidade da escola do campo (ALENCAR, 2015). As classes multisseriadas da Educação do Campo são em nossa pesquisa o lugar onde se materializam as práticas pedagógicas da Educação do Campo, e com elas, trazem especificidades, problemas e características consideradas no presente trabalho. Como resultados centrais do trabalho apresentamos que os sentidos construídos pelo professor a partir do livro didático aprovado pelo PNLD – Campo possuem avanços, porém estão aquém na materialização dos princípios da Educação do Campo os colocando de forma implícita na composição do livro didático. Entendemos que os saberes dos professores são os eixos estruturadores para que as práticas específicas do território campesino aconteçam independentes da maneira em que o livro didático apresente, assim, em um processo de contextualização, há na prática um redirecionamento para fonte de conteúdo e dos saberes considerados no cotidiano escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44229
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Jefferson Geovane da.pdf619,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons